De manhã, ao chegar à escola deverás desinfectar as mãos, lavando-as ou utilizando a solução SABA (Soluções Anti-Sépticas de Base Alcoólica) disponível junto à secretaria, à sala do ASC11 e ao refeitório;
Deves proceder da mesma maneira ao final da tarde, - no regresso a casa - antes de manipular material de animação - ao entrar na biblioteca - no bar - no refeitório - no recinto de educação física - e na sala de informática.
Durante os intervalos as salas deverão ser arejadas por um período de cerca de 30 minutos;
Sempre que tossires ou espirrares, tapa o nariz e a boca, utilizando o antebraço ou um lenço de papel, que deverás deitar fora imediatamente depois, no caixote do lixo, colocado especificamente para o efeito (não deves misturar os lixos).
Se te sentires febril não venhas para a escola. Liga para a linha Saúde 24 e segue as indicações. Informa posteriormente a escola (onde te será pedido para responderes a algumas questões importantes). Para efeito de justificação de faltas, apenas o atestado médico das entidades competentes será aceite.
Evita o contacto das mãos com a boca, os olhos e o nariz
Lava frequentemente as mão ao longo do dia, seguindo as indicações fixadas nas casas de banho.
Se ao longo do dia te sentires febril ou tiveres algum sintoma de gripe, guarda uma distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas e informa de imediato o teu professor que agirá em conformidade com as indicações do plano de contingência do IG.
Se tiveres sintomas de gripe, evita cumprimentas com abraços, beijos ou apertos de mão as outras pessoas. Evita ainda trocar o teu material escolar, canetas, telemóvel, pens, fones, portátil...
Nos intervalos, prefere os espaços abertos e arejados aos fechados e com muita gente.
Cada aluno desinfectará a sua área de trabalho, com a ajuda do professor, quando mudar de sala.
São desaconselhados os aglomerados em locais fechados.
O computador e o rato têm de ser limpos regularmente com desinfectante e toalhete.
Os equipamentos desportivos manuseáveis têm de ser desinfectados, entre cada aula.
Deves planear os trabalhos de grupo privilegiando por exemplo a internet de forma a minimizar os contactos.
- Febre de inicio súbito - superior a 38ºC - Tosse - Dores de garganta - Dores musculares - Dores de cabeça - Arrepios de frio - Cansaço - Diarreia e vómitos
P: Quanto tempo pode durar o vírus vivo numa superfície? R: Até 10 horas.
P: Qual a utilidade do álcool para limpar as mãos? R: Deixa o vírus inativo e mata-o.
P: Qual é o meio mais eficaz de transmissão deste vírus? R: O ar não é a forma mais eficaz de transmissão do vírus, o factor mais importante para a fixação do vírus é a humidade, (revestimento do nariz, boca e olhos). O vírus não voa e não atinge mais de um metro de distância.
P: É fácil infectar-se em aviões? R: Não é um meio propício.
P: Como posso evitar a infecção? R: Não levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Não ter contacto com pessoas doentes. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
P: Qual é o período de incubação do vírus? R: Em média 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase que imediatamente.
P: Quando se deve começar a tomar medicação? R: Se tomada até 72 horas depois, as perspectivas são muito boas, a melhora é de 100%.
P: Qual é a forma como o vírus entra no corpo? R: Contacto ao dar a mão ou beijar na bochecha. Ele penetra pelo nariz, boca e olhos.
P: O vírus é letal? R: Não, o que provoca a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
P: A água nas piscinas transmite o vírus? R: Não, porque ele contém substâncias químicas e clorados.
P: O que faz o vírus para provocar a morte? R: Uma cascata de reacções, tais como insuficiência respiratória, a pneumonia grave é a causa da morte.
P: Quando pode iniciar o contágio, mesmo antes ou só quando os sintomas ocorrem? R: Desde que se tenha o vírus antes dos sintomas.
P: Qual é a probabilidade de recaída com a mesma doença? R: 0%, pois fica-se imune ao vírus.
P: Onde é que o vírus se encontra no meio ambiente? R: Quando uma pessoa contagiada tosse ou espirra, o vírus pode permanecer em superfícies lisas, como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde que haja humidade. Uma vez que não se pode esterilizar o ambiente é extremamente recomendada higiene das mãos.
P: O vírus ataca mais os asmáticos? R: Sim, esses pacientes são mais sensíveis, mas este é um germe novo, todos são igualmente susceptíveis.
P: Qual é a população que este vírus está atacando? R: A de 20 a 50 anos de idade.
P: A máscara é útil para cobrir a boca? R: Há algumas melhores do que outras, mas se você for saudável é contraproducente, pois o vírus, pelo seu tamanho, atravessa-a como se ela não existisse e usando a máscara, é criado dentro da área do nariz e da boca um microclima húmido favorável ao desenvolvimento do vírus. Mas se você já está infectado, é melhor usá-la para evitar infectar outras pessoas; neste caso ela é relativamente eficiente.
P: Posso fazer exercício ao ar livre? R: Sim, o vírus não vai para o ar e não tem asas.
P: Existe alguma vantagem em tomar vitamina C? R: Não serve de nada para evitar a infecção por este vírus, mas ajuda a resistir aos sintomas.
P: Quem está a salvo da doença ou quem é menos susceptível? R: Não há ninguém a salvo, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritório, escola, utensílios e não ir a lugares públicos.
P: Será que o vírus se move? R: Não, o vírus não tem nem pernas nem asas, só com uma ajuda para entrar no interior do corpo.
P: Os animais de estimação podem propagar o vírus? R: Este vírus não, talvez alguns outros vírus.
P: Se eu for a um velório de alguém que morreu deste vírus posso infectar-me? R: NÃO.
P: Qual é o risco das mulheres grávidas com o vírus? R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco de qualquer pessoa, mas é por dois, elas podem tomar antivirais em caso de infecção, mas com rigorosa supervisão médica.
P: O feto pode ter lesões se uma mulher grávida é infectada por este vírus? R: Não sabemos o que pode acontecer, pois é um vírus novo.
P: Existe alguma vantagem em tomar antivirais antes dos sintomas? R: Não é bom.
P: As pessoas com HIV, diabetes, câncer, etc. podem ter mais complicações do que uma pessoa saudável, quando do contágio pelo vírus? R: Sim.
P: A gripe convencional poderia tornar-se Gripe A? R: NÃO.
P: O que mata o vírus? R: O sol, mais de 7 horas no ambiente, o sabão, os antivirais específicos, o álcool gel.
P: O que fazer para prevenir infecções, nos hospitais, para outros pacientes que não têm o vírus? R: Isolamento.
P: O álcool gel é eficaz? R: Sim, muito eficaz. Mas o sabão também.
P: Se eu estiver vacinado contra a gripe sazonal estou seguro? R: Não serve de nada, ainda não há vacina para o vírus.
P: Este vírus está sob controle? A: Não totalmente, mas estão sendo tomadas medidas agressivas de contenção.
P: O que acontece com a mudança de alerta 4 para 5? R: A fase 4 não é diferente da fase 5, só significa que o vírus se propagou de pessoa a pessoa em mais de 2 países e a fase 6 que se propagou para mais de 3 países.
P: Quem foi infectado por este vírus e está saudável, é imune? R: Sim.
P: As crianças que têm tosse e constipações podem estar com a gripe A? R: É pouco provável, as crianças são pouco afectadas.
P: Quais as medidas que as pessoas que trabalham devem tomar? R: Lavar as mãos várias vezes ao dia.
P: Eu posso pegar o vírus ao ar livre? R: Se as pessoas estão infectadas e tossem ou espirram perto de você, pode acontecer, mas o ar é um meio de pouco contágio.
P: Você pode comer carne de porco? R: Sim, você pode e não há risco de contágio.
P: Qual é o factor determinante para saber que o vírus já está sob controle? R: Embora a epidemia esteja controlada agora, no Inverno boreal (hemisfério norte) pode retornar e provavelmente não haverá vacina ainda.